Cascata de Disponibilidade

24

“É difícil imaginar um mundo mais intolerável – e também mais irracional – do que aquele em que se permitisse aos mais eminentes especialistas de cada campo proceder
sem entraves à realização dos seus ideais.”

Hayek

Eu creio que nunca existiu um período na história do Brasil no qual os especialistas tenham exercido um papel tão decisivo como nos dias de hoje.

O bordão atual, sem ressalvas, é ouvir a ciência.

Vamos então ao topo do conhecimento com o israelense Daniel Kahneman, Nobel de Economia com estudos sobre economia comportamental.

É de sua autoria a expressão “cascata de disponibilidade”, que descreve “perigosa interação entre a mídia e os formuladores de políticas”.

É um fenômeno com uma cadeia de eventos que se inicia com relatos da mídia de um evento por vezes menor e que começa a levar pânico ao público, que por sua vez desencadeia ações governamentais em larga escala.

Assim, cada vez mais se tem uma cobertura emocional de uma história, que cada vez mais gera preocupação e envolvimento dos poderes públicos.

“O perigo é cada vez mais exagerado à medida que a mídia compete pelas manchetes que chamam a atenção.”

O resultado é que toda uma sociedade se prende em um ciclo vicioso do qual os nossos políticos ficam praticamente incapacitados de nos libertar.

Será?

Deixe um comentário