A Seguridade Social e o Liberalismo

34

Começo este artigo provocando o leitor com a seguinte pergunta: Você acredita mesmo que o Estado, que fica responsável pelo pagamento das aposentadorias, vai investir em saúde para manter os aposentados vivos por mais tempo? Aumentando assim indefinidamente os custos previdenciários?

Pois bem. Ainda que você dissesse acreditar nessa bondade exacerbada dos gestores públicos, teríamos ainda que ser pragmáticos e dizer-lhe que: Uma vez não sendo equilibrada economicamente toda estrutura do sistema de Seguridade Social alguma parte do processo acaba por não satisfazer o prometido constitucionalmente.

Senão vejamos o problema de forma efetiva. Analisemos racionalmente o problema, o qual é: Será que um cidadão poderia determinar uma data para parar de trabalhar e passar o resto dos seus dias desfrutando o paraíso na terra recebendo um salário, sem nada produzir?

Façamos uma análise interessante sobre nosso sistema previdenciário: Suponhamos que uma pessoa começasse a trabalhar aos 20 anos e contribuísse com 20% de tudo o que ganha por 40 anos. Isto significa que esta pessoa terá contribuído com oito anos de riqueza a ser gasta no futuro. Pura e simplesmente isso! Esqueçam dinheiro, moeda e juros, pois estamos falando de RIQUEZA efetivamente.

Voltando ao exemplo, aos sessenta anos, nosso aposentado teria de riqueza, a ser consumida, apenas mais oito anos de vida, sem entrar na riqueza dos outros. Esse é o verdadeiro problema da Previdência. Ela se segurou ano após ano, por conta da riqueza produzida pelos que estão na ativa sustentando os que estão na aposentadoria. Com a diminuição do número dos que produzem riqueza frente aos que gastam a riqueza essa conta não fecha mais. Ou seja, o pior inimigo da previdência é a sobrevida pós-aposentadoria.

Deste modo, se o estado de fato gastar muito com saúde, ele estará se tronando deficitário em duas frentes, na saúde e no tempo de pagamento das aposentadorias. E aqui chegamos ao ponto crucial do texto, onde lhe repito a pergunta: Você acredita que o Estado vai investir dinheiro para te manter saudável e aumentar indefinidamente sua vida e com isso aumentar indefinidamente seus gastos?

Isso não me parece razoável. Por essa razão nós Liberais acreditamos que o Estado Assistencialista mentiu para todos e deve o quanto antes resolver esse problema de uma vez, não mais cobrando nada que sustente esse jogo de pirâmide chamado Seguridade Social. Por fim, #ImpostoéRoubo e sinto lhe dizer, mas você já foi roubado.

Deixe um comentário